Tecnologias estão invadindo o mercado imobiliário nacional
Lendo agora
Novas tecnologias para o mercado imobiliário

Novas tecnologias para o mercado imobiliário

Cada vez mais a tecnologia se alia ao mercado imobiliário para aprimorar a apresentação de imóveis e toda a experiência de visitação. As tecnologias que iremos apresentar aqui não são novas, porém começam a ser mais viáveis e mais realistas – atributos importantes ao corretor de imóveis e para quem busca um novo lar.

 

Vídeo 360º

De modo mais estático, o vídeo em 360º apresenta uma experiência imersiva, podendo ser utilizado por corretores, imobiliárias ou construtoras para apresentar imóveis e até mesmo bairros.

O conteúdo poderia ser consumido tanto em óculos de Realidade Virtual (VR) como através de celulares e computadores – como você certamente já viu no Facebook.

Confira o vídeo abaixo e arraste para os lados, para cima ou para baixo para visitar o imóvel junto ao corretor americano:

 

Realidade Virtual (VR)

Para dar ainda mais realismo ao vídeo 360º, a Realidade Aumentada faz com que você deixe seu cliente se sentindo como se estivesse no local de verdade. Isto acontece porque, para visualizar isto, a pessoa utilizaria um óculos que cobre completamente os olhos e, em seu campo de visão, somente o vídeo! Ao mover a cabeça para o lado esquerdo a visualização da cena aconteceria exatamente como se você estivesse lá veria o que existe à esquerda.

O vídeo acima, por exemplo, seu cliente poderia usar em seu celular um adaptador para realidade virtual (como do Samsung Gear, por exemplo) e visitar o imóvel tendo uma experiência extremamente imersiva e encantadora.

 

Realidade Aumentada (RA)

Diferente da Virtual, esta tecnologia acrescenta elementos a um ambiente com auxílio do smartphone ou tablet. O corretor, principalmente os vinculados a uma construtora, poderiam utilizar o recurso para apresentar um imóvel novo ou vazio com mobília ao gosto do cliente, trocar cor de paredes, etc.

Outro uso para a RA seria mirar a câmera para os prédios e descobrir quais unidades estão para venda e locação – criando interatividade para a busca in loco.

Para empreendimentos em construção, o recurso poderia ser utilizado para apresentar a maquete virtual e decorados simulados em 3D, como no exemplo em vídeo abaixo:

Tecnologia para negociar e vender

Nem só de apresentação se faz uma venda. Um dos pontos mais sensíveis para o corretor de imóveis é a negociação. Agilidade e segurança nesta etapa são essenciais para que a intermediação ocorra com sucesso. Com isto, a tecnologia alia-se ao mercado imobiliário oferecendo soluções que vão desde a geração de propostas de compra até a assinatura da mesma por ambas as partes da negociação.

Veja também

O app HomeGuru, disponível gratuitamente para iOS e Android, auxilia o corretor de imóveis ao gerar Propostas de Compra e Contrapropostas, e receber o aceite através de assinatura digital. Ou seja, você gera o documento no app em seu smartphone, envia por email para o cliente, ele assina com a DocuSign através do celular e, uma vez assinado, você recebe a cópia digital com assinatura para transmitir ao cliente-proprietário, por exemplo.

Abaixo, temos um passo a passo de como funciona a assinatura digital através do HomeGuru:

Envia e assinar Proposta de Compra pelo app do HomeGuru

 

A tecnologia avança cada vez mais e, claro, ela precisa estar acessível para fazer sentido no futuro breve. Quem sabe, em alguns anos, corretores e corretoras do Brasil já poderão contar com o apoio de hologramas e hardwares para realidade mista, e apresentar imóveis à distância caminhando com o visitante como um holograma.

Ver comentários (0)

Comente

Seu email não será divulgado.

Ir para o topo