Gerando propostas de compra de imóvel com o app do HomeGuru
Lendo agora
Gerando propostas de compra de imóvel com o app do HomeGuru

Gerando propostas de compra de imóvel com o app do HomeGuru

O tão aguardado momento, quando aquele cliente passa da etapa de buscas e visitas e decide fazer uma proposta de compra para um imóvel, pode se tornar um tanto burocrático, envolvendo criação de documento, impressões, coleta de assinaturas e etc.

Essa realidade de idas e vindas chegou ao fim com o HomeGuru. Através do aplicativo o corretor de imóveis é capaz de criar as propostas, contrapropostas, o aceite do proprietário e até um termo de comissionamento, no seu próprio celular, além de enviá-los aos clientes, comprador e proprietário, para que assinem eletronicamente.

A assinatura eletrônica, por nossa parceria com a DocuSign, tem validade jurídica, ou seja, é um documento real, assinado pela pessoa através do seu celular, notebook ou computador.

Veja como o corretor de imóvel cria e gerencia suas propostas através do HomeGuru:

Aproveite e faça o download do app para Android ou iOS, faça seu cadastro como “Corretor” e já comece a testar e usar.

Criando uma proposta de compra de imóvel

  1. Abrindo o menu lateral, você deverá clicar em “Propostas”. Nesta área você verá as propostas já existentes e também criar uma nova;
  2. Feito isto, clique em “Nova Proposta” na parte inferior da tela;
  3. Abrirá a tela para você inserir as informações do proponente comprador e seu endereço;
  4. Dica: utilize o campo CEP para agilizar o preenchimento do endereço, aí basta acrescentar número e complemento – clique em “Próximo”;
  5. Agora insira o CEP do imóvel ao qual será feira a Proposta de Compra e conclua o preenchimento de número e complemento – clique em “Próximo”;
  6. Finalizando este bloco de informações, insira a proposta financeira, ou seja, o valor total do imóvel, quanto será de entrada, quanto será financiado, etc.;
  7. Com isto, a proposta será criada no app e você poderá finalizá-la.
Passo a passo de como o corretor de imóveis cria uma Proposta de Compra através do app do HomeGuru
Passo a passo de como o corretor de imóveis cria uma Proposta de Compra através do app do HomeGuru

 

Enviando a Proposta para o proponente assinar

O processo de envio, assim como a criação da Proposta de Compra, é muito simples. Em poucos toques na tela seu cliente comprador já receberá o email em que ele deverá assinar eletronicamente através da DocuSign.

  1. Após finalizar a proposta, uma caixa de confirmação aparecerá e nela o botão “Enviar para Proponente” – toque no botão e prossiga para informar o email do seu cliente comprador;
  2. Agora a Proposta de Compra já está na caixa de entrada do email do proponente, basta ele abrir o email;
  3. Ao fim do email tem o botão “Assinar”, clicando ali ele/ela será direcionado ao documento criado no app do HomeGuru, já dentro da infraestrutura da DocuSign;
  4. A pessoa deverá clicar em “Finish” e irá para a área de assinatura;
  5. Agora basta informar o nome completo, iniciais e assinar através do seu smartphone, finalizando no botão “Adopt and Sign”;
  6. Pronto! Você será notificado quando a proposta estiver com a assinatura para que possa formalizá-la junto ao proprietário.
Envia e assinar Proposta de Compra pelo app do HomeGuru
Envia e assinar Proposta de Compra pelo app do HomeGuru

Segurança e Privacidade para preservar o negócio do corretor de imóveis

Um ponto crítico da negociação como este teve o devido cuidado observado pela Equipe HomeGuru: o proprietário não saberá quem é o proponente.

Este procedimento foi pensado com intuito de preservar o corretor de imóveis para que não exista possibilidade do proprietário tentar entrar em contato com o proponente e nem o proponente ao proprietário.

Ou seja, somente o corretor de imóveis saberá quem são, mas eles não saberão um do outro.

O proprietário ao receber a Proposta de Compra, somente saberá que você, corretor ou corretora, tem um cliente que está fazendo uma oferta de compra pelo valor X, com entrada de X% e o restante financiado, por exemplo.

Junto a Proposta de Compra, você enviará o Acordo de Comissionamento por Venda de Imóvel. Este documento será enviado apenas ao proprietário, uma vez que se o proponente tiver acesso ao percentual cobrado, poderá ter intenção de barganhar o preço final questionando o valor total da comissão.

Veremos agora como enviar a Proposta ao proprietário e gerar o Acordo de Comissionamento.

 

Veja também

Enviando a Proposta ao proprietário com o Acordo de Comissionamento

Como boa parte das informações já foram inseridas durante a criação da Proposta de Compra, o app HomeGuru puxará boa parte delas automaticamente. Lembrando que agora você vai enviar a Proposta de Compra, já oficializada com a assinatura eletrônica do proponente comprador, ao proprietário do imóvel.

  1. Acesse o menu e vá até “Propostas”;
  2. A proposta assinada pelo proponente está aqui, toque nela;
  3. Fazendo isto, toque em “Iniciar Proposta ao Proprietário”;
  4. Preencha com as informações do proprietário do imóvel;
  5. Revise e prossiga ao Comissionamento;
  6. Nesta tela, insira o percentual que pretende cobrar pelo serviço de intermediação imobiliária e o app calculará sozinho o valor da sua comissão e o valor líquido do imóvel ao proprietário;
  7. Revise a proposta e prossiga para o envio dela ao proprietário.

Suprimimos aqui a parte do envio ao proprietário, pois é exatamente igual ao envio ao proponente. Envia, recebe, assina eletronicamente e você será notificado. Sem mistério, nem burocracia.

Enviando a proposta ao proprietário e gerando o Acordo de Comissionamento
Enviando a proposta ao proprietário e gerando o Acordo de Comissionamento

 

O corretor também poderá gerar contrapropostas

Do mesmo modo como as propostas são criadas, as contrapropostas também são. Ou seja, se o proprietário questionar algum valor, poderá sugerir outra alternativa e você repassará a informação ao proponente comprador clicando em “Contraproposta”, dentro da tela da proposta assinada (como vimos no tópico anterior.

 

O aceite dado e a venda fechada

Com o aceite de ambas as partes, proponente e proprietário, o corretor está com a venda fechada (e isto sem sair de casa, nem fazer seus clientes se deslocarem também). Agora é hora de correr atrás de toda a papelada de certidões, negativas, documentos, etc.

O HomeGuru faz todo este processo para você – e com mais agilidade comparado a você precisar ir a diversos locais solicitar tudo o que precisa. Mas isto é tema para um próximo post aqui no HomeGuru Pro.

Ver comentários (0)

Comente

Seu email não será divulgado.

Ir para o topo